Experiências discentes sobre história local.

Experiências discentes sobre história local.

       Como toda e qualquer proposta de ensino que se propõe ser realizada com discentes, antes de iniciá-la de fato, faz-se necessário investigar aquilo que os alunos e alunas sabem a respeito de uma determinada temática ou objeto que se deseja estudar.
        Por isso, foi partindo da concepção de que o conhecimento prévio dos discentes deve ser valorizado, que apliquei um questionário para averiguar que bagagens de conhecimentos ou recordações de experiências de ensino, voltadas ao estudo de questões locais, o público-alvo de minha pesquisa detinha.
         As perguntas que compuseram o questionário foram:

PERGUNTA 01“Nos anos iniciais do ensino fundamental, você recorda se estudou ou fez algum trabalho, atividade ou pesquisa sobre a rua de sua casa, sua comunidade, seu bairro ou sobre sua cidade? Se sua resposta for ‘sim’ relate como foi essa experiência? ”

PERGUNTA 02 – Você julga importante estudar sobre a história do bairro Carananduba? (   ) sim       (    ) não.

Se você respondeu “sim”, justifique sua resposta.

        Em relação à pergunta 1 as respostas dos discentes geraram o seguinte resultado:

          A partir de tal resultado, pude levantar algumas hipóteses:

1 – Aqueles ou aquelas que foram docentes do público-alvo de minha pesquisa, quando da época dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em grande parte não realizaram atividades destinada ao estudo de questões locais, ou, se realizaram, talvez, estas atividades não foram significativas para os alunos e alunas que responderam ao questionário.

2 – Devido à distância temporal entre etapa do Ensino Fundamental em que se prevê atividades destinadas às questões locais (anos iniciais) e os anos finais, muitos discentes puderam, simplesmente, não recordar se estudaram ou não questões relacionadas à história local, quando cursavam os primeiros anos do Ensino Fundamental.

        Independente de qual hipótese fosse confirmada, uma possível resposta era cogitada: as atividades destinadas ao estudo de questões locais, quando realizadas, podem não ter sido significativas ou marcantes para os discentes.
        Em relação a segunda questão que tratava da importância de estudar história do local onde os discentes moravam as respostas se dividiram:

          O quantitativo de alunos que afirmaram não considerar importante o estudo da história do local em que habitam foi superior ao quantitativo dos que afirmaram o oposto. Embora a diferença entre as respostas não tenha sido tão expressiva, cabe aqui afirmar que propostas metodológicas mais significativas e contextualizadas podem oferecer aos discentes a possibilidade de se aproximarem da história do lugar onde moram e assim fazer, a partir desta aproximação, com que sejam abertas “janelas” ou construídas “pontes” para realidades maiores, contextos mais amplos, enfim, desenvolver a percepção de inserção do local num mundo do qual nunca esteve apartado, o que lhe falta, muitas vezes,  é apenas ser considerado em sua importância, riqueza e dimensão.
          As respostas às perguntas ajudaram-me a compreender melhor as percepções do público-alvo de minha pesquisa e, a partir disso, iniciar atividades destinada ao estudo da história local.

4 thoughts on “Experiências discentes sobre história local.

  • Abril 26, 2023 at 4:49 pm
    Permalink

    Concordo que não foram significativas para as pessoas entrevistadas, mas também a secretaria de educação, seja estadual ou municipal, não dá a devida importância à história local dos nossos alunos, é muita cobrança ao longo do ano que a história local acaba “ficando de lado”

    Reply
    • Abril 27, 2023 at 3:15 pm
      Permalink

      Professora Leoneli, compreendo a situação, entendo que existe uma cobrança muito forte sobre os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, para que ensinem os alunos a ler e a escrever o mais rápido possível, os exames de rendimento pelos quais esses alunos são submetidos exigem o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e produção de texto, além disso, de habilidades voltadas ao desenvolvimento lógico matemático. São tantas cobranças sobre os professores desses alunos que, muitas vezez, acabam por limitar seus esforços em preparar os alunos para as avalições de rendimento. Mas creio que seja possível, ainda assim, não perder de vista a história local nos anos iniciais do Fundamental. Grande Abraço.

      Reply
  • Maio 30, 2023 at 1:18 am
    Permalink

    Acredito que o site pode servir como uma excelente fonte de pesquisa aos alunos de nossa escola e, além disso, servir como um elemento de estímulo à curiosidade pela história do bairro. A reflexão sobre o que nossos alunos detém de experiências de aprendizagem sobre história local, nos leva a refletir como a escola pode impulsionar um trabalho a esse respeito e como é importante que a partir dessas experiências os alunos possam aprender sobre outras coisas, aspectos e temáticas.

    Reply
    • Maio 30, 2023 at 1:57 am
      Permalink

      Fico feliz com suas palavras e espero que o site sirva aos nossos alunos como fonte de pesquisa.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *