Plano de aula
Plano de aula – Utilizando o local para estudar História

O estudo da história de um bairro, por exemplo, só ganha maior sentido se este estudo servir como ponte para se compreender contextos mais amplos, do contrário a possibilidade de incorrer em um localismo sem grande utilidade torna-se muito provável.
Assim, durante a realização da pesquisa realizada. percebi que aquilo que pesquisávamos (discentes e eu) poderia ser utilizado em salas-de-aulas de diferentes etapas de ensino.
Um exemplo disso, foi feito em turma de nono ano quando estudávamos processos de urbanização de capitais como Rio de Janeiro, nos primeiros anos da República.
Antes de “entrar” no objeto do conhecimento propriamente dito, parti do uso de informações já coletadas sobre o passado do bairro e questionei os alunos a refletirem sobre o atual estado de urbanização em que se encontra o local.
Assim, os discentes falaram sobre problemas de saneamento, o crescimento populacional, a formação de áreas de ocupação, as carências em termos de serviços públicos e moradia que a população sofre. Posteriormente, adentramos no objeto do conhecimento daquela aula.
Em uma turma de 1º ano de Ensino Fundamental quando estudávamos o que eram sociedades hidráulicas da antiguidade (Egito e Mesopotâmia), mais uma vez recorri às informações obtidas nos relatos de moradores mais velhos sobre o passado do bairro, no que se refere à abundância de áreas verdes, de igarapés, de frutos, do trabalho nas roças e da fartura do pescado, para mostrar aos alunos que a relação que foi estabelecida com o meio ambiente no bairro não se aproximava da relação que sociedades hidráulicas estabeleciam com os recursos naturais dos quais faziam uso de forma ordenada e sistemática. Assim, os alunos eram motivados a refletir sobre os motivos que levaram à redução das áreas verdes, ao assoreamento dos igarapés, por exemplo, ao mesmo tempo que percebiam como sociedades hidráulicas antigas conseguiam garantir a manutenção dos recursos naturais disponíveis. Recentemente, considerando, o desenvolvimento do projeto integrado de ensino da escola estadual onde atuo, refiz o plano que ainda será realizado com as turmas do 1º ano de Ensino Médio.
Para baixar os planos de aulas por mim elaborados, clique aqui. Futuramente, mais planos de aula serão disponibilizados.