Sobre o local
O bairro Carananduba corresponde a um dos bairros que compõem a ilha de Mosqueiro, distrito administrativo de Belém, que, por sua vez, fica localizada a setenta e sete quilômetros da capital, o acesso à ilha se faz por via terrestre.
Mapa mostrando a distância entre a ilha de Mosqueiro e a capital Belém
FONTE: www.google.maps.com Acesso em: 12/12/2020
A ilha de Mosqueiro é conhecida por suas dezessete praias de água doce, em algumas delas, a formação de ondas favorece práticas esportivas e por sua proximidade com a capital é destino procurado por veranistas e turistas.
Nos registros e produções, relacionadas à história da ilha, o bairro Carananduba é pouco notado. Quando Belém viveu a Belle Epóque, uma parte da ilha também viveu um impulso urbanístico, como se pode notar até hoje nos casarões e chalés que resistem ao tempo em parte da orla de Mosqueiro.
Mapa mostrando os bairros da ilha de Mosqueiro. |
FONTE: http://mosqueirosustentavel.blogspot.com/ Acesso em: 18/01/2020 |
A origem do nome do bairro está ligada a existência de uma palmeira que existia em abundância no local (caranãn), e que, infelizmente, já não se avista com facilidade pelas ruas de Carananduba. No passado, o bairro apresentava grande quantidade de áreas verdes, banhadas por nascentes que originavam igarapés de águas cristalinas.
Palmeiras de Caranãn, antes encontradas em grande quantidade pelo bairro.

Fonte: Costa, Roberto. Arquivo pessoal de fotos.
O bairro corresponde a um dos mais antigos bairros da ilha, sua população original era formada por nativos que em sua maioria viviam da roça, da pesca e do extrativismo vegetal.
Progressivamente o bairro sofreu grandes transformações, hoje é um dos bairros mais populosos da ilha, que cresceu com processos de ocupações desordenadas, apresenta uma atividade comercial em expansão, mas enfrenta problemas relacionados ao desmatamento e à oferta de serviços básicos como saúde, saneamento, educação, etc.
Trecho da Rodovia Engenheiro Augusto Meira filho, na atualidade.

Fonte: COSTA, Roberto. Arquivo pessoal de fotos.
Para ter acesso a planilhas com informações do bairro Carananduba, segundo resultados do Censo Demográfico 2010, clique aqui.