Sobre o autor

Sou Roberto Costa, professor de História da rede pública de ensino do Estado do Pará. Sou nativo da ilha de Mosqueiro, moro no bairro de Carananduba, local que se tornou o objeto de estudo de minha pesquisa.
Trabalho há dezesseis anos na Escola Estadual Profº. “Abelardo Leão Condurú”. Tenho grande apreço por esta escola, pois fui dela um estudante e foi nela que nasceu em mim o desejo de um dia me
tornar professor de História.
Minha história familiar se encontra imersa na história do lugar, tenho uma relação afetiva com a escola e com o bairro. Esse é o lugar de minha infância, o lugar de memórias do qual faço parte, mas é também um lugar que me causa inquietação, instiga minha curiosidade e insatisfações, lugar que vejo com criticidade e que me ajuda a refletir para além dele.
Meu interesse pela história do bairro onde moro, nasceu ainda na graduação, quando realizei minha primeira pesquisa sobre o local. Senti e sinto a necessidade, enquanto historiador, de saber e divulgar mais a história de “meu lugar”.
Ingressei no Programa de Pós-graduação em Ensino de História em 2020 e, com isso, retomei e reavivei minha pesquisa sobre o estudo do bairro, o que inicialmente era algo muito mais acadêmico tomou outra forma e teor. Assim, iniciei um trabalho que aglutina a história do lugar, história urbana, história oral, ensino de história e a escola que se encontra inserida no bairro em questão e que faz parte da história deste último.
Compreendo a importância da história local, como ponte que me ajuda a ir além, a contextualizar conhecimentos históricos, a compreender realidades diversas e, além disso, como um importante elemento colaborador no ensino da disciplina História