A escola

A escola

         Falar da história do bairro de Carananduba, levou-me a necessidade de compreender como os moradores vivenciaram experiências de escolarização, anteriores à construção da escola onde leciono ser construída.
            Uma das primeiras escolas públicas da ilha, segundo informações contidas em jornais locais, foi criada no bairro de Carananduba em 1893, a “Escola Elementar 24 de Janeiro”, que teria sido construída onde hoje se localiza o mercado do bairro.
       Inicialmente, a escola era destinada a estudantes do sexo masculino, porém seu público-alvo foi ampliado posteriormente. Assim, em notas de jornais, datadas de 1919, a escola é citada como “Escola Elementar Mista de Carananduba”.

        Não se sabe, ao certo, até quando a escola se manteve em funcionamento, entretanto em 1961 foi inaugurada no bairro a Escola Municipal “Abel Martins e Silva”, esta escola não oferecia todas as etapas necessárias à conclusão do “1º grau” (atual Ensino Fundamental), logo estudantes que desejassem dar continuidade a seus estudos eram obrigados a caminhar por longas distâncias até outras escolas da ilha de Mosqueiro.

           Em 1976, a Escola Estadual de 1º grau Profº “Abelardo Leão Condurú” foi criada, todavia os moradores do bairro que desejassem concluir o 2º grau (atual ensino médio) deveriam percorrer aproximadamente 12 km de distância até a escola mais próxima. Considerando que, conforme depoimentos, a população de Carananduba era, em sua maioria, pobre, custear o deslocamento até outras escolas era algo difícil e concluir os estudos algo que poucos conseguiam.

A escola Profº “Abelardo Leão Condurú”

Fonte: Costa, Roberto. Arquivo pessoal de fotos

          Até o ano de 1985, a Escola Estadual Profº “Abelardo Leão Condurú”, ainda não ofertava turmas de “2º grau”, mas já se viam, em jornais da época, solicitações de vereadores nesse sentido. Infelizmente, nos arquivos da escola não foram encontrados documentos que datam da ampliação de etapas de ensino ofertadas pelo estabelecimento em questão.

     Todo o processo de criação e expansão de etapas de ensino da escola, reflete as necessidades da população local e de outros bairros que também não dispunham de escolas para atender as necessidades de seus moradores.

                 Mapa da geolocalização da escola Prof. “Aberlado Leão Condurú”. 

                       Fonte: https://www.google.com.br/maps

          A história da escola é parte integrante da história do bairro, por isso, permitir, em sala de aula, aos alunos e alunas o contato com a realidade educacional de Carananduba outrora, bem como, com as dificuldades que seu moradores enfrentavam, fomentou no estudantes um exercício de empatia e alteridade, ao mesmo tempo, de valorização de suas experiências de ensino, estimulando-os, a desenvolver uma percepção crítica sobre os problemas enfrentados no passado e aqueles que hoje os alunos e alunas da escola Profº “Abelardo Leão Condurú” enfretam.

          Para saber mais sobre a escola Estadual Prof. “Abelardo Leão Condurú” acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/abelardoconduru/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100090107625208